Alfa Romeo Forum banner

Tosse e um pouco de flutuações apenas em marcha lenta... Isso é normal?

14K views 57 replies 7 participants last post by  bazzbazz  
#1 · (Edited)
Olá a todos!
Sou novo na comunidade Giulietta.

Depois de ter tido vários 33 antes, agora, há duas semanas, sou o orgulhoso proprietário de um Giulietta QV de 2011.

Comprei o carro como usado e, para dizer a verdade, o antigo proprietário teve muito cuidado com o G. Ela agora tem 120.000 km, mas você realmente não consegue perceber.

Ele investiu muito no carro:
Suspensão completa amarela Novitec
Barra de suporte do estabilizador DNA
Escape FSW a partir do Cat
Jantes 19" Giulia QV
Novo chicote de fios na bagageira (feito na Alfa Romeo)
Novo turbocompressor com linhas de óleo extras (feito na Alfa Romeo)
Nova embreagem (feita na Alfa Romeo)
E sempre com óleo Selenia Quadrifoglio com serviço

O carro tem histórico de serviço completo

Agora, o carro pega como um sonho, anda como um sonho e acho que o boost também está certo.
O único problema é quando está em marcha lenta... Consigo ouvir uma espécie de tosse do escape, nem sempre, mas está lá, não importa a temperatura do motor, e a marcha lenta ocasionalmente flutua.

Quando engrenado, não há problemas com ou sem pressionar o pedal do acelerador, o carro anda muito suave e é muito responsivo. Em controle de cruzeiro também é muito estável.

A única dica que tenho é que o proprietário da última vez trocou as velas sozinho porque disse que elas custam um pouco!!!
Desde há duas semanas que vivo com uma espécie de paranoia 😓🤯 que algo pode estar errado

Isso é normal para o GQV ou devo começar a verificar?

Alguma ideia pessoal?

Obrigado antecipadamente
Elvis

#2 ·
Olá a todos novamente,

Pode isto ser um sinal de um sensor MAF?

Não tenho nenhuma luz do motor acesa...

Um colega meu que também trabalha como mecânico na sua própria oficina disse-me ontem que isto se deve à sincronização variável das válvulas e que é bastante normal... mas pessoalmente não acho... Como já mencionei, estou a sentir flutuações aleatórias na marcha lenta e uma espécie de tosse (estouro, queima fora de tempo de um dos pistões), mas apenas na marcha lenta 😓. Quando isto ocorre, também consigo ouvir uma espécie de pequeno clique ou batida debaixo do compartimento do motor e naquele momento o carro treme um pouco...

Por favor, alguém ajude
Qualquer ideia é realmente apreciada

Atenciosamente
Elvis

#4 ·
Obrigado buzzbuzz!
Isso é novo para mim, eu não sabia que isso acontecia. Eu estou muito familiarizado com os motores boxer Alfa... eu os amo, mas com os motores mais novos eu estou fora 😅. Quão ruim é isso, ou eu posso apenas limpar e está tudo pronto? Eu vou verificar mais tarde e avisarei. Espero que esteja tudo em ordem.

Cumprimentos
Elvis

#5 ·
Bem, decidi fazer serviços de manutenção no sábado, troca de óleo, filtros e velas de ignição, para poder inspecionar os orifícios das velas de ignição em busca de qualquer acúmulo de óleo.

Em algum lugar, li um tópico sobre o mesmo problema que estou tendo e alguém disse que borrifar o MAF com um pouco de limpador de freios pode curar esses sintomas 🤔🙄

Outra questão:

Eu pedi Selenia Quadrifoglio, isso é bom para o meu motor de 2011 ou...? O proprietário anterior sempre fez a manutenção do G com o Selenia Quadrifoglio, mas li em algum lugar que isso é apenas para os últimos Giuliettas, Giulias e 4C?

Atenciosamente
Elvis

#6 ·
Bem, decidi fazer serviços de manutenção no sábado, troca de óleo, filtros e velas, para poder inspecionar os orifícios das velas quanto a qualquer acumulação de óleo.

Em algum lugar, li um tópico sobre o mesmo problema que estou tendo e alguém disse que borrifar o MAF com um pouco de limpa-freios pode curar esses sintomas 🤔🙄

Outra pergunta:

Eu pedi Selenia Quadrifoglio, isso é bom para o meu motor de 2011 ou...? O proprietário anterior sempre fez a manutenção do G com o Selenia Quadrifoglio, mas li em algum lugar que isso é apenas para os últimos Giuliettas, Giulias e 4C?

Atenciosamente
Elvis
Seja o que for que você faça, NÃO use limpa-freios, o resíduo deixado nele pode danificar o MAF. Use um limpador de sensor de fluxo de ar em massa e não toque nos fios, apenas dê uma boa borrifada de limpador MAF e deixe secar ao ar por cerca de 20 minutos antes de colocá-lo de volta.

Selenia quadrifoglio é o óleo correto para o QV, costumava ser sport power, mas o quadrifoglio tomou o seu lugar.

Boa sorte e diga-nos se você teve algum óleo em seus poços de velas. 👍

#7 ·
Obrigado pelas recomendações... Espero que esteja tudo bem e limpo. Hoje fui à estação de serviço Shell só para tentar adivinhar o quê... o carro anda muito mais suave, não 100% limpo em marcha lenta, mas muito melhor. Avisarei vocês. Obrigado. Atenciosamente, Elvis

#10 ·
Na noite passada consultei alguns amigos meus, ele é mecânico, mas mora na pátria e eu estou na Alemanha no momento. Ele já trabalhou na Alfa Romeo. Tentei explicar a ele o que estou sentindo.
Ele me disse que parece uma pequena falha de ignição que ocorre apenas em marcha lenta... ao acelerar não é perceptível porque a rotação encobre... e 99% das vezes é uma vela de ignição ou uma das bobinas. Isso pode ser visto com uma ferramenta de digitalização de dados em tempo real (contando as falhas de ignição), que obviamente eu não tenho. É por isso que ouço detonação do escapamento.

Ao trocar as velas de ignição, acho que deveria ser capaz de dizer qual cilindro falhou, pela cor da vela de ignição ou nem sempre é possível!!!
As bobinas são caras?

Outra questão que foi discutida anteriormente é que, uma vez que eu tenha trocado o óleo e os filtros, como posso redefinir as luzes de intervalo de serviço e troca de óleo no painel? Alguém já descobriu ou isso só pode ser feito com uma ferramenta de digitalização?

Obrigado antecipadamente
Atenciosamente
Elvis

#11 ·
Na noite passada consultei alguns amigos meus, ele é mecânico, mas mora na pátria e eu estou na Alemanha no momento. Ele já trabalhou na Alfa Romeo. Tentei explicar a ele o que estou sentindo.
Ele me disse que parece uma pequena falha de ignição que ocorre apenas em marcha lenta... ao acelerar não é perceptível porque a rotação encobre... e 99% é uma vela de ignição ou uma das bobinas. Isso pode ser visto com uma ferramenta de digitalização de dados ao vivo (contando as falhas de ignição), que obviamente eu não tenho. É por isso que ouço detonação do escapamento.

Ao trocar as velas de ignição, acho que deveria ser capaz de dizer qual cilindro falhou, pela cor da vela de ignição ou nem sempre é possível!!!
As bobinas são caras ou?

Outra questão que foi discutida anteriormente é que, uma vez que troquei o óleo e os filtros, como posso redefinir as luzes de intervalo de serviço e troca de óleo no painel? Alguém já descobriu ou isso só pode ser feito com uma ferramenta de digitalização?

Obrigado antecipadamente
Atenciosamente
Elvis
Eu deixaria por enquanto as bobinas. Faça a revisão no carro, incluindo a limpeza dos sensores MAF e MAP, e então siga em frente, se ainda estiver lá, talvez pense em trocar as bobinas. Você pode descobrir que está falhando um pouco por causa do MAF/MAP sujo, etc.

Até onde sei, você precisa da ferramenta de digitalização para limpar as luzes de serviço.

Mattie.

#17 ·
Tire a tampa do motor e é este tubo grande do lado direito com o autocolante azul e branco. Esse é o sensor MAP.

Como está a correr?

Mattie.
Olá Mattie
Obrigado pela foto. Já sei onde fica, já o tinha visto quando inspecionei o motor pela primeira vez antes da compra. Não consegui fazer nada com o carro hoje, o meu mecânico estava ocupado, mas conduzi-o 😁, excluindo a marcha lenta e as flutuações ligeiramente irregulares, o carro é uma alegria de conduzir.
Vou mudar o óleo, os filtros e as velas na terça e quarta-feira vou colocar novas pastilhas de travão na frente e atrás porque as antigas estão gastas. Entretanto, encomendei um limpa-sensores MAF, por isso, quando os travões forem mudados, posso dar uma boa limpeza aos sensores MAP e MAF.

A única coisa que me incomoda é ter de ir de carro extra à concessionária Alfa Romeo só para redefinir a luz de serviço e óleo no painel e preciso de uma marcação e conduzir 70 km para fazer isso... sempre que não me recusarem porque o óleo e os filtros foram mudados em outro lugar... 🙄🙄

Obrigado novamente

Melhores cumprimentos, Elvis

#18 ·
Já usei limpa-travões no sensor MAF muitas vezes, como aconselhado pelo mecânico, e está tudo bem no meu qv, mas cada um tem a sua opinião. Achei o limpa-MAF menos eficaz e quase deitei o sensor MAF fora até usar limpa-travões e voilà, como por magia lol

#19 ·
Olá a todos

Quantos litros de Selenia devo pedir para o meu 1.75 TBI? Não consigo encontrar o manual do proprietário no momento 😅. Acho que li em algum lugar que leva 5,1 litros...isso está certo?

Notei que quando ligo o motor pela primeira vez (arranque a frio) nos primeiros 10 segundos consigo ver um pouco de fumo a sair do escape...mas só um pouco e depois desaparece...devo preocupar-me ou é normal com 120.000 km no odómetro?

Melhores cumprimentos,

Elvis

#20 ·
Olá a todos

Quantos litros de Selenia devo pedir para o meu 1.75 TBI, não consigo encontrar o manual do proprietário no momento 😅. Acho que li em algum lugar que leva 5,1 litros... isso está certo?

Notei que quando ligo o motor pela primeira vez (arranque a frio) nos primeiros 10 segundos consigo ver apenas um pouco de fumo a sair do escape... mas só um pouco e depois desaparece... devo preocupar-me ou isso é normal com 120.000 km no relógio?

Melhor,

Elvis
Se me lembro bem, deve ser pouco mais de 5 litros, sim. Portanto, basta pedir um pouco mais e verificar o seu nível depois de colocar 5 litros para avaliar quanto mais precisa.

Qual a cor do fumo? Se estiver frio, pode ser apenas condensação do escape.
O seu tbi usa óleo ou líquido de arrefecimento?

Como correu o resto da revisão, amigo?

Mattie

#21 ·
Olá Mattie

É definitivamente fumo (pouco por alguns segundos) e depois desaparece e começa o vapor da condensação. Isso acontece apenas na primeira partida, quando o carro ficou parado durante a noite ou por muitas horas. Meu motor não usa óleo ou líquido de arrefecimento, graças a Deus, verifico o nível de óleo e líquido de arrefecimento regularmente e ambos não caíram.

A cor da fumaça é esbranquiçada, mas muito pouca.
Quanto ao serviço, tenho um pequeno atraso, pois meu mecânico não recebeu as velas de ignição a tempo e ele também tem muito o que fazer esta semana...a próxima consulta é em 10 de abril🙄😔😓.
Em dois dias tenho outra consulta para os meus travões, estou prestes a trocar as 4 pastilhas de travão, pois estão gastas, mas muito caras aqui na Alemanha...😱lol

Também estou muito interessado em comprar o software MultiECUscan para redefinir a luz de serviço...alguma fonte ou site??? O que eles cobram aqui para a Alfa Romeo por isso é ridículo...Posso comprá-lo eu mesmo e usá-lo sempre que precisar 😉

Melhores cumprimentos
Elvis

#22 ·
Olá Mattie

É definitivamente fumo (pouco por alguns segundos) e depois desaparece e começa o vapor da condensação. Isso acontece apenas na primeira partida, quando o carro está parado durante a noite ou por muitas horas. Meu motor não usa óleo ou líquido de arrefecimento, graças a Deus, verifico o nível de óleo e líquido de arrefecimento regularmente e ambos não caíram.

A cor da fumaça é esbranquiçada, mas muito pouca..
Quanto ao serviço, tenho um pequeno atraso, pois meu mecânico não recebeu as velas de ignição a tempo e ele também tem muito o que fazer esta semana...a próxima consulta é em 10 de abril🙄😔😓.
Em dois dias tenho outra consulta para os meus freios, estou prestes a trocar as 4 pastilhas de freio, pois estão gastas, mas muito caras aqui na Alemanha...😱lol

Também estou muito interessado em comprar o software MultiECUscan para redefinir a luz de serviço...alguma fonte ou site??? O que eles cobram da Alfa Romeo aqui por isso é ridículo...Posso comprá-lo eu mesmo e usá-lo sempre que precisar 😉

Melhores cumprimentos

Elvis
Suponho que a fumaça pode ser apenas porque está parada sem fazer nada há alguns dias. Pode ser um acúmulo de depósitos no escapamento.
Enquanto a fumaça não for azul, deve estar tudo bem, mas assim que você fizer a revisão, monitore-a a partir daí. Também pode ser porque o sensor MAP/MAF está sujo.
Talvez coloque um pouco de limpador de combustível no seu tanque antes de fazer a troca de óleo, isso pode limpá-lo.

Sim, algumas peças são caras, mas você quer peças de qualidade quando se trata de freios, talvez você pudesse fazê-los sozinho para economizar algum dinheiro?

Não tenho certeza sobre o MES, desculpe, não tenho um scanner OBD (no momento, de qualquer maneira).
Talvez você pudesse fazer uma pesquisa para analisar isso.

Mattie

#26 ·
Olá a todos
Ontem dei uma olhada no compartimento do motor e notei que meu sensor MAP é um sensor Bosch, mas sem o adesivo azul em cima, em vez disso é um adesivo totalmente preto. Como todos mencionaram, no G QV deve ter um adesivo azul nele. Isso significa que o sensor errado pode ter sido instalado ou eles simplesmente instalaram sensores diferentes em diferentes Giuliettas e este é apenas o sensor certo, mas parece diferente?

Também estou comprando a licença MultiECUscan, mas pelo que tenho lido online, muitas pessoas estão tendo problemas com a interface e os adaptadores de cabos para se comunicar com o software. Alguém pode recomendar um conjunto de cabos de conexão + interface (já modificado) que fará o trabalho e de quais adaptadores preciso? E quanto à interface dos drivers, você pode baixar da internet se obtiver sem o CD dos drivers?

Obrigado
Saudações
Elvis

#27 ·
Eu acabei de encomendar isto:

É o pacote combinado que inclui o software MultiECUscan, o pacote e o adaptador amarelo...
Alguém pode confirmar que isto é compatível com o GQV?

Pretendo usá-lo e, esperançosamente, detectar a partir dos dados em tempo real, em qual cilindro ocorre a falha de ignição e a redefinição da luz de intervalos de troca de óleo e serviço. Acho que é um bom investimento e pode economizar muito dinheiro, com os revendedores Alfa Romeo cobrando uma fortuna apenas para conectar seu carro🙄
Cumprimentos
Elvis

#28 ·
Olá amigos,

Eu queria adicionar algo rapidamente. Voltei do trabalho agora e ao estacionar em marcha a ré, notei que ao mover o volante para a esquerda ou para a direita, a luz de ré diminui um pouco... apenas ao virar...
E talvez seja apenas minha impressão ou eu esteja sendo muito paranoico, mas parece estar afetando a marcha lenta também. Me dá a impressão de que o movimento da direção suga muita energia (eletricidade) do sistema... Alguém mais já experimentou algo assim, isso é normal, ou indica que algo pode estar errado ou que a bateria está lentamente acabando?

Sinto muito, pessoal, mas como mencionei no início deste tópico, sou totalmente desconhecedor dos Giuliettas e com tanta eletrônica 😏🙄😞🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Saudações
Elvis

#29 ·
Nova atualização...

Olá amigos,
Levei o G hoje para a revisão. Primeiro, tive uma boa e longa conversa com o mecânico 🙂, ele também é um Alfista 😉.
Expliquei o que estou sentindo com a minha Giulietta, mas o mais importante são as sugestões de vocês aqui no fórum, pois isso é o mais importante para mim! Confio mais em vocês do que em qualquer mecânico do mundo 😜

Então, verificamos rapidamente algumas coisas com base na sugestão daqui e adivinhem... encontramos o seguinte:

1. Tiramos uma das velas de ignição e era uma Bosch 😒 e não NGK

2. Tiramos as bobinas e descobrimos que os dois orifícios das velas do lado direito têm um pouco de óleo dentro (saindo da junta da tampa de plástico na parte superior)

3. Eu contei a ele sobre o fato de que as luzes de ré diminuíam quando eu estava dirigindo.
Ele mediu a carga do alternador e mostra 14,3v
Então o alternador está carregando como deveria

Ele disse que definitivamente pode indicar apenas uma coisa, uma bateria cansada que provavelmente ainda é a original e nunca foi substituída, pois é uma Mopar

Então, acho que até agora localizamos o culpado e a razão pela qual o G está se comportando assim...

Deixei o carro lá e vou buscá-lo amanhã.

O seguinte será feito:
1. Óleo Selenia Quadrifoglio novo
2. Novas velas NGK ILKAR7D6G
3. Novos filtros de ar/óleo
4. Limpeza do sensor MAF e MAP com limpador de sensor
5. Limpeza do óleo dos orifícios das velas antes de colocar as novas.

Espero que isso melhore o funcionamento do G 🥵🤕... pois não vejo nenhuma outra razão para esse problema. Espero um funcionamento mais suave e uma melhora na potência (alguns cavalos devem estar de volta. Lol)
Amanhã vou levá-la para casa... vamos ver como ela roda!!!

Também já planejamos para o próximo fim de semana colocar:
1. uma bateria Varta nova
2. Uma nova junta original para a tampa de plástico na parte superior

Ele precisa encomendar as peças

Quando tudo for trocado, vou dar uma boa surra nela (tuning italiano), para que ela fique bonita e limpa por dentro 😁

Mais tarde, nos meses seguintes, vou trocar as correias de distribuição, os tensores e a bomba d'água, mas primeiro vamos ver como ela se comporta...

Vou manter vocês atualizados...

Atenciosamente
Elvis

#30 ·
Nova atualização...

Olá amigos,
Levei o G hoje para ser reparado. Primeiro, tive uma boa e longa conversa com o mecânico 🙂, ele também é um Alfista 😉.
Expliquei o que estou a sentir com a minha Giulietta, mas mais importante, quais são as sugestões de vocês aqui no fórum, pois isso é o mais importante para mim! Confio mais em vocês do que em qualquer mecânico do mundo 😜

Depois, inspecionamos rapidamente algumas coisas com base na sugestão daqui e adivinhem... encontramos o seguinte:

1. Retiramos uma das velas de ignição e era uma Bosch 😒 e não NGK

2. Retiramos as bobinas e descobrimos que os dois orifícios das velas do lado direito têm um pouco de óleo no interior (saindo da junta da tampa de plástico na parte superior)

3. Contei-lhe sobre o facto de as luzes de marcha-atrás estarem fracas quando estou a virar.
Ele mediu a carga do alternador e mostra 14,3v
Então o alternador está a carregar como deveria

Ele disse que definitivamente só pode indicar uma coisa, uma bateria cansada que muito provavelmente ainda é a original e nunca foi substituída, pois é uma Mopar

Então, acho que até agora localizamos o culpado e a razão pela qual o G está a comportar-se assim...

Deixei o carro lá e vou buscá-lo amanhã.

O seguinte será feito:
1. Óleo Selenia Quadrifoglio novo
2. Novas velas NGK ILKAR7D6G
3. Filtros de ar/óleo novos
4. Limpeza do sensor MAF e MAP com limpa sensores
5. Limpeza do óleo dos orifícios das velas antes de colocar as novas.

Espero que isso melhore o funcionamento do G 🥵🤕... pois não vejo nenhuma outra razão para este problema. Espero um funcionamento mais suave e uma melhoria de potência (alguns cavalos devem estar de volta. Lol)
Amanhã vou levá-la para casa... vamos ver como ela anda!!!

Também já planejamos para o próximo fim de semana colocar:
1. uma bateria Varta nova
2. Uma junta original nova para a tampa de plástico na parte superior

Ele precisa encomendar as peças

Quando tudo for trocado, vou dar-lhe uma boa acelerada (afinação italiana), para que fique bonita e limpa por dentro 😁

Mais tarde, nos meses seguintes, vou trocar as correias de distribuição, tensores e bomba de água, mas primeiro vamos ver como ela se comporta...

Manterei vocês atualizados...

Melhores cumprimentos
Elvis
Essa é uma lista de coisas e tanto. Isso mostra o que um bom serviço pode fazer.
Óleo nos poços das velas definitivamente não pode estar a fazer bem. Estou surpreso que você não tenha tido mais problemas de funcionamento com óleo nos poços das velas. Deve ser substancialmente melhor quando você limpar o óleo e substituir a junta.

Também com a bateria a ser a original e dada a idade do carro, é definitivamente uma boa ideia apenas substituí-la, para sua tranquilidade, pois é provavelmente isso que está a causar seus problemas elétricos com as luzes de marcha-atrás, etc.

Estou com um problema meu no momento com o meu cloverleaf, pois o meu ar condicionado parece estar a consumir muita energia do sistema elétrico, novamente pode ser a bateria, na maioria das vezes é com esses problemas elétricos, pois a giulietta parece ser muito exigente com as baterias.

Deixe-nos saber como o seu carro está amanhã quando estiver pronto, mas pelo que você disse, deve ser uma grande melhoria. 👍

Mattie

#33 ·
Esqueci-me de mencionar algo... O óleo velho estava muito escuro e poluído... isto com cerca de 10 mil km, mas o mecânico disse que pode ser devido a viagens curtas diárias, mas acho que pode ser facilmente atribuído ao facto de o motor também não ter funcionado como deveria.
Esta manhã, verifiquei o nível de óleo novo e parece que adquiriu uma ligeira coloração, mas acho que se deve a algum óleo velho que permaneceu em volta do motor quando foi mudado. Não sou grande fã de usar aditivos de limpeza de motor, por isso apenas coloquei óleo novo e troco-o em intervalos regulares de no máximo 10 mil km e não 20-25 mil km, como é aconselhado 🙄

Melhores cumprimentos
Elvis

#34 ·
Essa é uma ótima notícia, Elvis! Fico feliz que você tenha resolvido os problemas, pelo que você disse, especialmente óleo nos poços das velas de ignição, eu pensei que seria uma grande melhoria.
Então, tudo o que realmente precisava era de uma boa revisão.

Com o óleo muito sujo e se você fizer viagens curtas, eu trocaria o óleo com mais frequência, não necessariamente na quilometragem, mas também no tempo, ou seja, trocá-lo a cada seis meses, independentemente da quilometragem.
Eu tento trocar o meu a cada 6 meses, se eu fizer 2.000 ou 6.000 milhas por ano, dessa forma ele está sempre bom e fresco.
Depois que você resolver as outras coisas, deve parecer um carro novo.

Eu vou tentar consertar o meu esta semana, espero que seja apenas um problema de bateria ou aterramento, provavelmente algo simples. Obrigado pelos votos e aproveite o GQV, é realmente um ótimo carro. 👍

Mattie.

#35 · (Edited)
Isso são ótimas notícias, Elvis! Fico feliz que você tenha resolvido os problemas, pelo que você disse, especialmente óleo nos poços das velas de ignição, pensei que seria uma grande melhoria.
Então, tudo o que realmente precisava era de um bom serviço.

Com o óleo muito sujo e se você fizer viagens curtas, eu trocaria o óleo com mais frequência, não necessariamente na quilometragem, mas também no tempo, ou seja, troque-o a cada seis meses, independentemente da quilometragem.
Tento trocar o meu a cada 6 meses, quer eu faça 2.000 ou 6.000 milhas por ano, dessa forma ele está sempre bom e fresco.
Depois de resolver as outras coisas, ele deve parecer um carro novo.

Vou tentar consertar o meu esta semana, espero que seja apenas um problema de bateria ou aterramento, provavelmente algo simples. Obrigado pelos votos e aproveite o GQV, é realmente um ótimo carro. 👍

Mattie.
Olá Mattie,

Provavelmente trocar o óleo com mais frequência é uma boa coisa a fazer em um QV, o carro se beneficia muito e o motor permanece em ótimas condições... Acho que eles tendem a degradar o óleo um pouco mais rápido devido ao alto desempenho.
O serviço desta vez chegou a cerca de 650 EUR, então esses carros não são fáceis de manter... mas vale a pena investir, pois o carro parece novo, como você disse.

Mal posso esperar para trocar a bateria e ver como isso afetará o comportamento do carro. Ainda tenho o problema da faísca fraca quando viro na marcha lenta.

Ontem à noite, tentando limpar o painel de instrumentos, arranhei um pouco o plástico😒... agora estou ansioso para encontrar um produto de polimento de plástico transparente.

Tenho certeza de que o seu também ficará melhor depois que a bateria nova ou o problema de aterramento forem resolvidos 😉

Saudações
Elvis

#36 ·
Olá pessoal,

Tudo pronto...

Ontem chegou a nova bateria Varta para o meu GQV e eu troquei-a pela antiga. Sem problemas, à parte da rotina normal do volante e das janelas. Agora está tudo configurado, à parte do kit de distribuição que será substituído em 2-3 meses. Até agora tudo parece bem, sem consumo de óleo ou vazamentos de óleo, sem falhas de ignição ou hesitações, sem falta de potência... o carro funciona perfeitamente e é muito divertido de conduzir 😍

Agora restam 2 problemas, mas estou mais curioso do que preocupado:

1. Após a instalação da nova bateria, ainda tenho o mesmo problema elétrico com as luzes de marcha-atrás e a diminuição da marcha lenta ao virar na marcha lenta... o bom é que, embora a marcha lenta esteja a diminuir, não há mais falhas de ignição.
Talvez este problema com a eletrónica seja apenas uma coisa normal para a Giulietta 🙄

2. Tenho notado que, na primeira partida a frio de manhã ou depois do trabalho, quando o carro está parado há muito tempo, quando o ligo, espero que as rotações estejam acima de 1000 rpm durante o primeiro minuto ou mais, mas isso nem sempre acontece. Acontece ocasionalmente, mas nem sempre. Por exemplo, há 3 dias, liguei-o pela primeira vez às 9 da manhã e sem marcha lenta alta, apenas acima de 800 rpm e depois de um minuto ele estabiliza para o normal. No mesmo dia, depois do trabalho, liguei-o às 22h e ele ficou em marcha lenta acima de 1000 rpm por um minuto e depois estabilizou para o normal. No dia seguinte, ele não girou acima de 800-900 rpm em ambas as ocasiões (agora é primavera com temperaturas positivas de 6-18 graus).
Isso é normal, porque, tanto quanto sei, ele deve girar acima de 1000 rpm na partida a frio nos primeiros minutos, ou eles são muito inteligentes para fazer isso apenas quando realmente precisam..😂😅

Oh e por último, mas não menos importante... alguém sabe se o GQV tem uma válvula PCV e onde ela está localizada?

Mattie, você já resolveu o problema com o seu ar condicionado...?

Saudações
Elvis

#40 ·
Olá pessoal,

Tudo pronto...
Ontem chegou a nova bateria Varta para o meu GQV e eu troquei-a pela antiga. Sem problemas, à parte da rotina normal do volante e das janelas. Agora está tudo configurado, à parte do kit de distribuição que será substituído em 2-3 meses. Até agora tudo parece bem, sem consumo de óleo ou vazamentos de óleo, sem falhas de ignição ou hesitações, sem falta de potência... o carro funciona perfeitamente e é muito divertido de dirigir 😍

Agora restam 2 problemas, mas estou mais curioso do que preocupado:

1. Após a instalação da nova bateria, ainda tenho o mesmo problema elétrico com as luzes de ré e a diminuição da marcha lenta ao esterçar em marcha lenta... o bom é que, embora a marcha lenta esteja diminuindo agora, não há mais falhas de ignição.
Talvez esse problema com a eletrônica seja apenas uma coisa normal para a Giulietta 🙄

2. Tenho notado que, na primeira partida a frio pela manhã ou depois do trabalho, quando o carro ficou parado por muito tempo, quando o ligo, espero que as rotações fiquem acima de 1000 rpm no primeiro minuto ou mais, mas isso nem sempre acontece. Acontece ocasionalmente, mas nem sempre. Por exemplo, há 3 dias, liguei-o pela primeira vez às 9 da manhã e sem marcha lenta alta, apenas acima de 800 rpm e depois de um minuto ele se estabiliza em normal.
No mesmo dia, depois do trabalho, liguei-o às 22h e ele fica em marcha lenta acima de 1000 rpm por um minuto e depois se estabiliza em normal. No dia seguinte, ele não girou acima de 800-900 rpm em ambas as ocasiões (agora é primavera com temperatura positiva de 6-18 graus).
Isso é normal, porque, tanto quanto eu sei, ele deve girar acima de 1000 rpm na partida a frio nos primeiros minutos, ou eles são muito inteligentes para fazer isso apenas quando realmente precisam..😂😅

Ah, e por último, mas não menos importante... alguém sabe se o GQV tem uma válvula PCV e onde ela está localizada?

Mattie, você já resolveu o problema com o seu ar condicionado...?

Saudações
Elvis
Olá Elvis, como vai você, amigo?

Resolvi meu problema com uma bateria nova, agora tudo parece estar normal novamente. Obrigado por perguntar.
Parece que a bateria estava flutuando de 10-12 volts quando estava funcionando, fazendo com que alguns dos itens elétricos fossem desligados em baixa velocidade/rotações.

Parece-me bastante normal em relação às suas rotações a frio, o meu também faz isso, eu não me preocuparia com isso, desde que o carro esteja funcionando bem, pode ser o caso de o carro decidir quanto "afogador" colocar e por quanto tempo, dependendo da temperatura do ar. Mas não me cite sobre isso.

Com o seu problema com a luz de ré, você testou a bateria antes de colocá-la para ver quanta carga ela tinha, antes de instalá-la no carro? E você testou o alternador para ver quais eram as leituras que estavam mostrando quando o carro estava funcionando? Como estão os seus aterramentos da bateria? Corroídos ou soltos? Verifique essas coisas e veja o que acontece, e siga a partir daí.

Cumprimentos.

Mattie.

#37 ·
Eles aceleram um pouco mais se a carga elétrica for maior ou se a bateria estiver um pouco mais descarregada. Luzes, desembaciadores de janelas, ventoinha da cabine, etc. podem influenciar a marcha lenta após a partida, assim como a temperatura.

#38 ·
Olá Jettronic 77

No meu caso, eu sempre me certifico de que tudo está desligado antes de ligá-la...
Então, o que você quer dizer é que é normal que elas não fiquem em marcha lenta alta na inicialização, a menos que seja necessário de acordo com os parâmetros naquele momento?

Saudações

#39 ·
Acho que eles monitoram principalmente a voltagem da bateria. Se o alternador e a bateria conseguem acompanhar, eles ficam em uma rotação mais baixa. A temperatura afeta a bateria, mas também pode, por si só, levar a uma rotação de partida mais alta.

Eu tenho um diesel, é muito raro que a rotação em marcha lenta exceda 900, mas acontece. Normalmente é 800-850, no entanto. Acho que vi 1000 uma vez neste inverno.

#44 ·
Liguei o carregador de gotejamento hoje e notei que o cabo ligado ao sensor para monitorar o status da bateria realmente mergulha sob a bandeja da bateria, mas não acho que você deva considerá-lo como o cabo terra.

#45 ·
Olá pessoal,

Espero que esteja tudo bem!

Tenho dois problemas, mas não queria começar um novo tópico.
1. Hoje coloquei as minhas novas jantes de liga leve de 19" com pneus de verão. Elas ficam lindas, mas não sei e não consigo encontrar nenhuma informação sobre a pressão correta dos pneus para as 19"
No momento, estou a usá-los com 2,6 bar na frente e 2,4 na traseira, mas preciso dos valores corretos. Alguém pode ajudar?

2. Hoje, ocasionalmente, ao virar, quando em movimento na primeira marcha ou quando não me movia de todo ao virar quase totalmente, consegui ouvir um "clique" vindo da frente do carro de ambos os lados (penso que algures das rodas da frente). Nunca tinha sentido esse barulho...
Não sei como descrevê-lo exatamente, mas soa exatamente igual ao ruído de "clique" quando se liga o ar condicionado num carro🤔🙄. Isso não tem nada a ver com as rodas novas, pois já estava lá antes de as trocar e ainda está lá (embora nem sempre).
Às vezes parece que vem dos travões, mas não tenho a certeza.

Pode um ruído semelhante vir da cremalheira da direção ou...? As únicas duas coisas possíveis em que consigo pensar são que o ruído vem das pinças dos travões na frente ou da cremalheira da direção...
Não é um ruído de "clique" forte, mas de qualquer forma audível de dentro com a janela aberta.

Alguma ideia pessoal?

Quanto às rodas de 19", notei que o carro se comporta muito melhor nas curvas, mas um pouco mais irregular em estradas más, e o volante está muito mais pesado agora. Oh, e o pontapé quando o turbo entra agora é um pouco menos perceptível

Saudações
Elvis