Alfa Romeo Forum banner

Estilo de condução 1.9JTD 16v e possíveis consequências

4.7K views 24 replies 12 participants last post by  woodlehouse  
#1 · (Edited)
1.9JTD 16v estilo de condução consumo de combustível

Tenho desfrutado do meu 156SW há quase três meses e adaptei o meu estilo de condução ao motor e também ao consumo de combustível. Depois de conduzir um 1.6 a gasolina anteriormente, eu provavelmente estava um pouco com o pé pesado inicialmente e não consegui um consumo de combustível melhor do que 44,6 mpg (o cálculo foi feito enchendo o tanque e, na verdade, estava bem próximo daqueles números mostrados pelo computador de bordo). E isso apesar do fato de que eu estava dirigindo principalmente na A339 e M3, incluindo o tráfego da manhã de segunda-feira em direção a Londres (digamos que 70% da rota estava fora das cidades).

Então eu comecei a mudar a maneira como piso em um pedal, a maneira como troco de marcha e brincando com o que posso fazer.
Resultado - nas duas últimas viagens (cerca de 120 milhas cada) eu tive 61,8 mpg como média para cada viagem e para toda a viagem (772 milhas) eu consegui 54,5 mpg em média. Eu não consegui verificar novamente abastecendo de ponta a ponta, então esses são números do computador.

De qualquer forma. Nenhum problema para mim dirigir assim - a velocidade realmente não sofre, é a aceleração que leva mais tempo, pois eu troco de marcha mais cedo e as rotações estão na faixa de 1.000-1.500 apenas antes de ir para a marcha mais alta. Na rodovia é a 6ª marcha e as rotações entre 1.950-2.100 na maioria das vezes.

A pergunta que tenho é: o que (se alguma coisa) sofreria por dirigir assim no meu Alfa? (além do orgulho provavelmente :p )
Eu presumo que o EGR pode ter acúmulo de sujeira, mas essa suposição estaria correta?
E quanto ao turbo? Eu o ligo em marcha lenta por um ou dois minutos após essas viagens antes de desligar o motor.
Qualquer acúmulo possível nos injetores? Ou na verdade toda a sujeira no combustível deveria queimar de qualquer maneira? .

#3 ·
Obrigado! :thumbs: É um bom conselho e, embora eu não pise num pedal em baixas rotações (não parece certo na maioria dos carros - eles vibram de uma forma não agradável), vale a pena saber sobre o binário máximo e a roda de volante bimassa de qualquer maneira.

Como é o meu primeiro carro com turbo, estou um pouco 'preocupado', penso eu. Li algures que a gama de trabalho para ele começa às 1900 rotações. Estaria correto? E significaria que, ao andar com rotações mais baixas, o turbo não está sob stress e, como resultado, os seus rolamentos não são aquecidos/stressados?

#4 ·
As únicas desvantagens em que consigo pensar são viagens tediosas, que demoram 20% mais tempo - ser ultrapassado por vigários a caminho da igreja - ser buzinar por pessoas com mais de 80 anos por ocupar a faixa lenta - adormecer ao volante - e, o mais importante, a sua potencial vida amorosa, se estiver a pensar em contar a alguém no mundo exterior as suas descobertas... Imploro-vos, parem com este comportamento antes que seja tarde demais... enterrem esse pé direito, senão será 'couponing extremo' no final da semana... :)

#5 ·
As únicas desvantagens em que consigo pensar são viagens tediosas, que demoram 20% mais - ser ultrapassado por vigários a caminho da igreja - ser buzinas pelos maiores de 80 anos por ocupar a faixa lenta - adormecer ao volante - e, o mais importante, a sua potencial vida amorosa, se estiver a pensar em contar a mais alguém no mundo exterior as suas descobertas... Imploro-vos, parem com este comportamento antes que seja tarde demais... enterrem esse pé direito, senão será "cupões extremos" no final da semana... :)
:tut: não tenho a certeza porque é que seriam mais longas? Como mencionei (pela experiência), a velocidade real não sofreu.
Primeiro - porque na altura da minha viagem a velocidade do fluxo é de cerca de 50 mph no máximo na M3. Mesmo com um fluxo menos denso na direção oposta, demorou o mesmo tempo que antes, quando eu mudava as mudanças de forma diferente.
Segundo - não citei a velocidade, mas citei as mudanças e as rotações e não é tão difícil tirar uma conclusão sobre a velocidade :)
Terceiro - não conduzi a, digamos, 90 mph na autoestrada antes, por isso não vou começar agora.

Se houver uma diferença - é quando eu arranco do semáforo e quando acelero para entrar na autoestrada.

Mas! Eu gosto do espírito da sua publicação :lol:

#6 ·
Bem, hora de compartilhar alguma experiência :)

A primeira medição de longa distância me deu o seguinte:
O computador de bordo mostrou 59,9 mpg em 620 milhas (autoestradas cerca de 70-80% disso).
Abasteci 61,54 litros, na mesma bomba e fazendo a mesma coisa - primeiro corte.
mpg real - 45,86 mpg.

Então eu pensei - posso fazer melhor (mais lento?)
Não uma viagem tão longa, apenas 123,1 milhas. E isso inclui 8 milhas de ajuste italiano - até 4.500 rpm e a terceira marcha máxima. Era tarde da noite, então eu não vi toda a fumaça :lol: bem, só quando alguém me alcançou e eu realmente não vi o farol no espelho - apenas um halo de luz :lol:

De qualquer forma, segunda viagem, 123,1 milhas, 11,24 litros. O computador mostrou 64,3 mpg, na vida real - 49,79 mpg e uma milha me custou 12,41p por milha.

#8 ·
A maior quilometragem que já obtive de um tanque cheio no meu 16v JTD foi 690, mas isso foi tentando economizar combustível para chegar a um posto de serviço e envolveu seguir caminhões. Normalmente, eu conseguiria 620 milhas; no 20v, consegui 540 milhas uma vez, mas normalmente consigo apenas cerca de 500, mas parece que consigo mais usando diesel "super". Acho tão difícil dirigir o 20v economicamente:rolleyes:

#9 ·
Sim, 620-630 é um valor padrão até agora.

690... isso provavelmente não vai acontecer, eu simplesmente não consigo evitar pisar no acelerador, especialmente ao entrar na autoestrada e uma via de acesso é para cima da colina.

Comprei óleo 2 tempos na Sainsbury's por 2,99 (500ml) e comecei a usá-lo como aditivo.

EDIT: nome do tópico corrigido

#10 · (Edited)
Uau, estou bastante chocado com estes números.

Fiz alguns cálculos e estou com uma média de 34 MPG :(
Calculado dividindo os litros abastecidos pelos quilómetros percorridos.

Na autoestrada estou a 2200 RPM e nestas rotações também obtenho 34 MPG no computador de bordo para o consumo atual, isto é normal?

Nas estradas secundárias faço cerca de 1500 RPM, depois obtenho cerca de 44,6 MPG.
Consigo fazer cerca de 800 km com um depósito de gasóleo antes que a luz de combustível acenda.

Há alguma coisa que eu possa fazer? A julgar pelos outros números que estou a ler aqui, há algo de errado com o carro, eu conduzo de forma muito decente :O

#11 ·
Eu faço 70 milhas por dia no meu 1.9 16v. Normalmente, faço cerca de 560 milhas por tanque cheio e viajo rápido, navegando entre 80-90 mph na autoestrada. Eu não uso rotações abaixo de 2000 rpm, pois o torque máximo está lá e eu já tive problemas com dmf/embreagem e eixos de transmissão e acho que este é talvez o pior lugar onde você pode usar o motor, precisa girá-lo mais e não forçá-lo com o turbo abaixo de 2000 rpm.

#13 ·
Tenho obtido uns míseros 35 MPG no meu GT JTDm. No entanto, costumo acelerá-lo em todo o lado. Dito isto, até ontem tinha uma fenda na mangueira flexível de admissão, por isso isso não teria feito nenhum favor. Por isso, espero obter pelo menos 37 mpg. Consigo 100 SPG a conduzi-lo (sorrisos por galão!) :D

#15 ·
Tenho procurado no fórum, pois o meu consumo de combustível é bastante alto para o meu gosto, especialmente porque não o uso de forma abusiva o tempo todo.

Vou ficar de olho no medidor de temperatura do motor hoje, mas tenho quase certeza de que meu carro raramente atinge 90 graus Celsius, o que pode indicar um termostato quebrado, o que poderia explicar o alto consumo.

Isso parece certo?

#16 ·
Tenho procurado no fórum, pois meu consumo de combustível é bastante alto para o meu gosto, especialmente porque não o uso o tempo todo.

Vou ficar de olho no medidor de temperatura do motor hoje, mas tenho quase certeza de que meu carro raramente atinge 90 graus Celsius, o que pode indicar um termostato quebrado, o que pode explicar o alto consumo.

Isso parece certo?
pode ser a razão. Eu troquei o meu (com a lavagem do sistema de arrefecimento), pois estava quebrado e ajudou muito. Mas - o medidor não é tão correto quanto ouvi dizer, então certifique-se de substituir o termostato apenas se ele estiver realmente quebrado (o meu estava mostrando 50C e agora mostra cerca de 80C com um bom termostato)

e não acho que você verá uma economia melhor a 2.800 rpm.

Só para ter certeza de que estamos claros aqui - meu carro tem caixa de câmbio de 6 marchas. tanto quanto eu sei, isso faz uma grande diferença. Não sei que tipo de 147 tem com o mesmo motor

#19 ·
Para responder ao ARnovice primeiro: É de 6 velocidades :) 1.9 JTD 16v 150 cv

Ontem, a 23 graus Celsius lá fora, o carro estava entre 80 e 90 graus, o que era bom, também tive uma boa economia com 17 km/l a 18,5 km/l a 120/130 km/h.

Notei que quando saio da autoestrada e deixo-o rolar um pouco, a temperatura cai imediatamente 10 graus depois de rolar várias centenas de metros.

Esta manhã, a 7 a 10 graus Celsius, notei que o carro estava entre 70 e 80 graus, também depois de rolar um pouco a temperatura caiu rapidamente para 70.

Também estou a perguntar-me se 70 graus é frio o suficiente para o carro manter o afogador ligado e estragar a minha economia de combustível, alguém sabe? Se precisar de iniciar um novo tópico, por favor, avise-me também :$

#21 ·
Devo dizer que a temperatura do meu motor realmente depende da temperatura externa. Esta manhã estava 10 graus Celsius lá fora e o medidor mostra cerca de 70 graus, isso pode fazer com que o carro use combustível extra?

Quando está mais quente lá fora, ele atinge 80 e às vezes 90 graus, não tenho certeza se meu termostato está quebrado.
Vou mandar verificar com um computador esta semana, para ver qual a temperatura que a ECU está realmente recebendo do sensor e do termostato.

#23 ·
Eu normalmente faço mais de 600 milhas com um tanque cheio no meu JTD16v em condução muito mista. Ele tem uma média de 50 mpg toda vez que calculo enchendo o tanque, redefinindo a quilometragem, etc. etc. É um Turismo, então não tem um display para verificar.
Pode ser que eu precise verificar meus cálculos, galões não são algo natural para mim.
Por favor, me corrija se eu estiver errado:

Para ter 50 mpg com 61 litros de combustível, eu precisaria percorrer 680 milhas, certo?

Estou usando este site como referência
Quick MPG calculator - Calcule milhas por Galão

#25 ·
Meu GT blackline 1.9 16v jtdm de 2007

Computador mostrando atualmente 32,8 nos últimos 1785 milhas
Ele é conduzido com força 75% do tempo em vias duplas e estradas sinuosas

Em uso, a gama completa de rotações até 4500-5k

O carro é mapeado para 206 cv / 335 lb-pé com exclusão de egr e painel k&n instalado

Muita diversão e vale a pena a perda de mpg para envergonhar os chamados motores a gasolina potentes :)